domingo, 30 de agosto de 2009

AGRADECIMENTO "ESTRANHO" : OBRIGADO

Minha amiga multinacional Fada Dourada,
Você não está de totalmente equivocada
A respeito da “estranha” palavra OBRIGADO,
gostaria que lhe mostrar outro significado
que você não enxergou com certeza
por não dominar a língua portuguesa.

A palavra obrigado pode ser um particípio
Sim do tal verbo obrigar em princípio
Também significa agradecido ou grato
Talvez você não saiba deste importante fato.
Quando alguém diz obrigado, olha que legal,
Exija de quem o ouviu responda de forma natural
De nada ou então não há de quê
Tanto faz se quem o ouviu foi eu ou você.

Quando alguém nos faz um grande agrado
Ficamos realmente mais do que obrigado
A lhe agradecer de todo o coração
Enquanto que aquele responsável por sua audição
Responderá não há de quê ou nada
Para não passar como uma pessoa mal-educada.
A palavra obrigado exige uma interação maior
Entre quem falou – o locutor
E quem a recebeu – o receptor
Obrigado também pode significar necessário
Ou indispensável. Isto não é extraordinário?!
Se você for agradecer alguém
Ouça o que estou lhe falando bem
Você deve dizer muito obrigada
Pois esta expressão tem feminino, viu Fada
Caso o contrário você estará falando errado
Obviamente, se disser muito obrigado.

Resumindo o que eu disse então
Obrigado pode ser algo imposto por lei, uso ou convenção,
Pode significar um belo de agradecimento
Onde por educação o ouvinte terá no momento
Que dizer apenas: de nada ou não há de quê
Para responder ao emissor que fizera algo de coração
E não, como alguém venha pensar, por obrigação.

Se fui claro à minha explicação...
Esses meus versos não foram em vão.
Filho da Poetisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário