sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A FADA DOS AMIGOS ESQUECIDOS

CAPÍTULO UM – QUEM SOU EU

Apesar de ser jovem ainda, na realidade eu vivo o grande mal do século: a solidão.
Convivo com esse triste abandono há seis meses, quando minha mãe morreu.
Meu pai ao lembrar-se de mim, dribla a sua dor e me dá um pouquinho de atenção.
Gosto quando o pai faz isso. Não demora muito, a dor o recolhe ao mundo de breu.

Amigos?! Eles me acham quando os professores marcam algum trabalho escolar
principalmente se precisarem de pontos, uma vez que sabem que eu só tiro total.
Durante a prova também sempre os tenho, pois desejam e insistam de mim colar.
Nesse ínterim quando o aplicador da prova vacila esse descuido para o colante é fatal.

O triste dessa história é que nem obrigado (a) desse pessoal eu ganho.
Não sei até hoje como posso me libertar desse desonesto sistema.
Minha vontade mesmo é de gritar um não imenso, de todo tamanho,
mas não o digo para evitar para mim lá na frente qualquer tipo de problema.

Aqui no meu quarto cercado de tantos brinquedos infanto-juvenis
olho para minha infância, quando minha mãe era viva. Como era feliz!
Hoje a felicidade para mim e para meu pai, não passa de um rápido vulto.

Minha mãe ensinou-me, na alegria ou na tristeza, orar sempre pro meu anjo da guarda.
Com o ouvido nada ouço, mas com o coração o escuto angelicalmente dizer: Maria Eduarda,
você não está sozinha; estarei consigo mesmo sendo você, um dia, um ser adulto.

CAPÍTULO DOIS – ANJO DA GUARDA E FADA MADRINHA

Pai, deixa-me fazer uma pergunta ao senhor: fada madrinha  existe?
O pai ficou em dúvida se falava para a sua filha uma mentira ou a verdade.
Preferiu a segunda opção. Filha, lamento, pois vou deixá-la muito triste:
Fada madrinha não existe. Desculpe-me, mas esta é a mais pura realidade.

Pai, outra pergunta tenho a lhe fazer: anjo da guarda também existe?
Anjo da guarda, minha filha, com toda certeza do mundo, existe sim.
Duda ficou surpresa com a resposta do pai e na primeira pergunta insiste.
Pai, por que anjo da guarda existe e fada madrinha não? Explique pra mim!

Anjo da guarda, filha, existe porque ele é um ser criado por Deus, nosso pai criador.
Fada madrinha é uma entidade criada simplesmente pela nossa coletiva imaginação.
Tudo explicadinho sobre esses dois seres; não me faça mais pergunta, por favor.
Insisto: anjo da guarda por ser criatura divina existe e fada madrinha por ser mito, não.

É uma pena! Papai deu o assunto de anjos e fadas por encerrado,
mas o meu coração me diz que o papai está é muito equivocado.
Pena, ele não me deu uma brecha se quer para contra-argumentar.

Do mesmo jeito que acredito em anjo da guarda, também acredito em fada.
Ainda bem que não falei isso, se não papai iria pensar que sou uma retardada
e assim em algum manicômio, mesmo a contra gosto dele, iria me colocar.

CAPÍTULO TRÊS – ACREDITO EM FADA

Um dia criei coragem e retornei ao assunto dizendo que cria em fada. Assustado,
meu pai , desse jeito, chamou-me para ter um papo maduro,digamos, bem sério.
Não estou acreditando no que ouvi! Você é uma moça, deveria pensar em namorado,
frequentar shoppings, andar na moda, de repente vem com esse papo que é um despautério.

Vou aumentar sua preocupação, pai. Não só acredito em fadas como gostaria de ser uma
e ter tudo que uma fada madrinha tem direito: asinhas, magias e uma varinha de condão.
Na condição de fada madrinha não consentiria de modo algum que infelicidade nenhuma
aterrorizadora habite carrascamente de uma vez por toda o humano e frágil coração.

Duda,Duda! Tudo agora está fazendo sentido. Você está tendo falta de sua mãe falecida.
Se está sendo difícil para eu aceitar a morte de sua mãe, imagina você, uma adolescente!
Duda, põe uma coisa na sua cabeça: a morte nos tira para sempre a pessoa de nossa vida,
agora só nos resta orar pela sua mãe, respeitar a memória dela e seguir a vida em frente.

Pai, o senhor não está querendo me entender e tornando a nossa conversa mais complicada!
Mamãe sempre fez tudo o que eu queria. Dava-me tudo na hora certa. Era uma mãe exemplar.
Mas não é nada disso. Que mal há em alguém acreditar de fato que existe fada?

Pai, há pessoas que acreditam em disco voador, chupa-cabra, fazem até mapa astral,
então por que por acreditar em fadas sou louca ou retardada mental como querem me rotular?
Por que quem acredita em ET, astrologia, assombração, pode ser considerada normal?

CAPÍTULO QUATRO – FADA EXISTE

Duda, Maria era uma mulher muito teimosa. Vejo que você herdou de sua mãe esse fardo.
Paremos por aqui. Pela sua teimosia acredito que nossa conversa não chegará a lugar nenhum.
Pai, repare bem em mim! Que traços, geneticamente falando, herdei do senhor, Eduardo?
Além do seu nome no meu junto com o da mamãe, será que não temos nada em comum?

Maria Eduarda,ou melhor, Duda, vou à rua comprar o que está faltando aqui em casa.
Fugindo das minhas indagações novamente, não é papai? Considero esse seu método maldito!
Não é isso, filha! Não comprando essas coisas o serviço doméstico do nosso  lar atrasa...
Pai, desculpe-me a ironia. Para completar meu pedido de desculpa, farei o seu prato favorito.

Assim que o pai saiu da sala, Maria Eduarda notou a presença de um pequenino inseto.
Por ter alergias à picada de insetos, a adolescente foi à dispensa pegar um inseticida.
Por ser em spray, Duda disparou jatos no bichinho. O animalzinho permaneceu ereto.
Engraçado! Esse inseticida é forte! Duda pega o seu chinelo, parte pra cima do bicho decidida.

Não faça isso, Duda! Olhe para mim! Não sou nenhum inseto! Aproxime-se! Sou uma fada...
Garanto que se você fosse igual a mim não iria gostar de ser recebida com veneno e bordoada.
Duda fica boquiaberta e pede desculpas. Fadas existem mesmo, consoante dizia meu coração!

Ouvi tudo que você disse ao seu pai. Garota Duda, você tem um argumento fabuloso!
Anotei tudo que você disse ipis literis porque achei simplesmente lindo e maravilhoso.
O que deixou o que você disse ainda mais encantador é porque foi dito com coração.

CAPÍTULO CINCO – A FADA MARIA EDUARDA

Maria Eduarda, estou aqui por dois motivos: primeiro é que você acredita na gente;
segundo motivo é que conversando com seu pai, você fez um desejo, lembra-se dele?
Toda vez que alguém disse que acredita em fada, cada fada se torna ainda mais reluzente,
por outro lado, se alguém disse que não crê ficamos tristes por não poder nada por ele.

Meu Pai do Céu! Não consigo falar! Fogem-me as palavras de tanto que estou emocionada!
Vamos, mocinha, só posso cumprir minha missão depois que você controlar a sua euforia.
Você tem um desejo. Eu estou aqui para realizá-lo. Você será a partir de agora uma fada
e ficará conosco no mundo das fadas, ou  seja, no Portal dos Sonhos e Magia .

Lá você viverá como qualquer uma de nós. Não haverá consigo qualquer tipo de discriminação.
Agora endireita o corpo. Vou lhe dar asas, apetrechos mágicos e uma linda roupa de fada.
Meu Deus, que sensação boa!Que tranquiladade! Parece que é de pluma o meu coração!
Tocando a varinha mágica no ombro da Duda, a mesma se transforma na criatura encantada.

Extasiada, Duda se belisca para ver se estava sonhando. Constata de que não era sonho não.
Posso lhe perguntar, antes de ir para o Portal, o seu nome, minha querida fada?
Pode sim! Sou uma fada do país do sol nascente. Meu nome é Fada Dourada.

Ah, não precisa preocupar com o tempo. O que é medido pelos humanos é pura lentidão.
No Portal dos Sonhos e Magia só moram as fadas ou tem outros seres mágicos interessantes?
Lá mora além das fadas, pasme, humanos, uma bruxa do bem, uma elfa de terras distantes.

CAPÍTULO SEIS – OS MORADORES DO PORTAL

Sabe aquela contadora tradicional e famosa de estórias infantis, a Dona Carochinha?
Mora lá! Também um Grilo Falante, que graças aos deuses do Egito antigo, virou Mago
Uma formiga que escreve poesias lindas que só vendo, ou melhor, lendo! Uma gracinha!
Ah, tem uma menina que vira uma bela joaninha, uma criatura que é puro afago...

Habitantes bem diversificados. Estou surpresa por deuses morarem lá e não em suas moradas.
Você não entendeu direito! Os deuses não moram lá, eles são na verdade ilustres visitantes.
O Mago, que antes era um Grilo Falante, é afilhado desses deuses de mitologias consagradas.
Ele mesmo destaca os deuses Apolo/Febo e Thoth como sendo para ele os mais importantes.

Deus Apolo pertence à mitologia greco-romana É deus da música, sol, poesia e mundo místico.
Thoth é deus egípcio, pertence à morada dos mortos, sábio e ensinou a humanidade a escrita,
ler e a falar; escreve o nome do mortal que irá desencarnar.  Além do conhecimento holístico,
o Mago é poeta, poderoso, inteligente, sábio e protegendo-nos de qualquer sorte maldita.

Voltando ao deus Thoth, ele ajudou criar o mundo e a humanidade nos primórdios a plantar,
pois numa terra primitiva, sem comida, de que forma o ser humano nela  iria sobreviver?
nos papiros Thoth escreve  as ações que o homem praticou na vida, além de quem vai morrer.

Creio que o mundo das fadas será uma experiência fascinante pra você e que você vai amar.
O Portal dos Sonhos e magia é pela querida Fada Arco-Íris muito dignamente administrado.
O todo poderoso no Portal é a deusa Rhiannon, a rainha das fadas, pois é dela o nosso reinado.

CAPÍTULO SETE – O ORÁCULO

Chegamos... Nossa! Que lugar lindo! Lindo não, estupendo! Até parece que estou num paraíso!
Fada Dourada, você poderia me fazer um favor?! Leva-me primeiro onde reside o tal mago?!
Não sei como explicar direito! Não sei se é intuição ...  só sei que realmente ir lá, eu preciso.
Há uma voz gritando dentro de mim para ir lá. Tentei em vão calá-la, mas essa voz não apago.

Sua vontade de conhecer o Mago é um pedido? Seja sincera: há mais outros pedidos?
Não, só este. Tem que ser agora, não sei o porquê, mas não posso deixar a visita pra manhã.
Entrando na sala do castelo o Mago fala: Duda, seu nome aqui é Fada dos Amigos esquecidos.
Num futuro um pouco mais distante você será nossa protetora, a nossa soberana guardiã.

Desculpe-me, Mago, não estou entendendo nada! Que estória é essa de eu ser protetora?
Esses tererês estão me deixando confusa a tal ponto que uma dor de cabeça me consome.
Maria significa soberana, senhora. Eduarda próspera guardiã. Juntando os três nomes agora...
Maria (soberana/ senhora) Eduarda (próspera guardiã) da Silva (selva) que é seu sobrenome...

Senhora próspera guardiã da selva. Quero dizer que você será mais tarde a guardiã da floresta.
Fada Dourada foi buscá-la, porque o nome dela significa ouro, símbolo de riqueza e poder.
Consoante o oráculo esse é seu futuro, ou melhor, seu destino; não há como escapar desta.

A riqueza maior da floresta são seres que nela vive. Tentando fugir dele, irá até ele de modo infeliz.
Credo, Mago Teófilo! Que coisa cruel! Serei guardiã da floresta mesmo se eu não quiser?
Exatamente, Maria Eduarda! Ninguém tem e/ou leva uma vida diferente do que o oráculo diz.

CAPÍTULO OITO – AS MISSÕES

O mundo das fadas, ou seja, aqui no Portal, já tem hoje uma fada que é guardiã da magia,
por isto que você no presente momento não pode ser a guardiã do nosso mundo agora.
Você viverá como Fada dos Amigos Esquecidos até que o destino cumpra essa profecia.
Pode ficar tranquila! Com certeza você saberá o momento certo em que chegou a sua hora.

Por que você sendo adolescente não só acredita em fadas como desejou realmente ser uma?
Por que você não quis encontrar primeiro com as bondosas fadas e sim com a minha pessoa?
Você tem no coração borbulhando um monte de perguntas, porém de todas elas nenhuma
é tão importante quanto aquela que você veio buscar comigo, ou acha que veio aqui à-toa?

Quando o Mago acaba de falar, Maria Eduarda ficou chocada, porque Teófilo tinha razão.
A mocinha está paralisada devido a tudo que você falou a ela. O que devo fazer?
Nada! Isto durará alguns minutos apenas. Voltando a si, ela compreenderá a situação.
Fada, o Mago está corretíssimo. Agora sei o que vim fazer aqui. Não tenho tempo a perder.

Mago Teófilo, desculpe-me sair assim. O senhor há de me entender. Muitíssimo obrigada.
Não se preocupe, Duda! Assim como você tem a sua missão, eu também tenho a minha.
“Cada um no seu canto chora o seu tanto” diz o provérbio preferido da minha mãezinha.

Insisto. Fada Dourada, vamos! Parafraseando o mago, tenho uma missão a ser cumprida.
Tá bom, Maria Eduarda! Tchau, Mago, estar consigo é aprender interpretar o livro da vida .
Vamos! Agora temos que  fazer outra visita importante. Você vai conhecer a nossa rainha.

CAPÍTULO NOVE – SER FADA

Não precisam me dizer nada, o Mago Teófilo me deixou a par dos fatos acontecidos.
Ele fez isso telepaticamente e desse jeito acabei sabendo quem é a sua companheira.
O oráculo determinou e a gente terá que acatar: você é a Fada dos Amigos Esquecidos.
A partir de agora, no mundo das fadas é assim que você será chamada quer ou não queira.

Para mim não tem problema, Sua Alteza, somente preciso me acostumar com esta situação.
Sendo fada, a sua função é amparar aqueles que estão sós, sem contar se quer com um amigo.
Você vai acompanhá-lo, apoiá-lo, protegê-lo, dar-lhe confiança, sem nenhuma restrição,
não consentindo de jeito nenhum que o seu protegido seja engolido por qualquer perigo.

Fada dos Amigos Esquecidos,você deve ser sábia para o protegido não ficar seu dependente.
Acontece do protegido confiando em nós, aderir ao comodismo, abusando do nosso auxílio.
Isso não pode acontecer. O tempo real de ele estar conosco é temporário e não eternamente.
O nosso protegido tem por si só que saber solucionar, contornar qualquer tipo de empecilho.

Entendeu?! Ser fada não é tão fácil!  Tem que ter bom senso, responsabilidade e eficiência;
ter amor, solidariedade, respeito, confiança, altruísmo, fidelidade, sapiência e descontração.
Só possuindo todos esses adjetivos é que uma fada cumprirá com êxito a sua árdua obrigação.

Quero, de coração, que tudo que lhe falei jamais saia de sua saudável e jovem consciência.
Se o destino a trouxe até aqui, eu não tenho outra escolha do que torcer pelo seu sucesso.
Caso precise de mim, pode contar comigo pra tudo, só não me decepcione; é o que lhe peço.

CAPÍTULO DEZ – FADA DE FATO E DE DIREITO

Agora você vai conhecer uma fada encantadora que é considerada a nossa mãezona aqui.
Fada Arco-Íris é dona desse Portal. Consideramo-na, sem medo de errar, uma criatura tão linda
que todas as fadinhas a tragam dentro do coração e fazem, sem questionar, tudo que ela pedi.
A reciprocidade do amor a Fada Arco-Íris é tão grande que muitos a chamam de Dinda.

Fada Arco-Íris recebe a Fada dos Amigos Esquecidos demonstrando um amor tão profundo
que pela primeira vez a Fada novata sente-se aconchegada, num puro ambiente familiar.
A dona do Portal não esquece mesmo ninguém, apresentando a Fada novata a todo mundo.
Todos os seres do Portal dos Sonhos e Magia vieram até a novíssima fada para cumprimentar

o novo membro. Foram unânimes em dizer que o nome da nova fada era lindíssimo e poético.
Com isso, a adolescente Maria Eduarda, passou a gostar ainda mais do seu místico codinome.
O clima do Portal era festivo.  As fadas, com a fada novata, deixaram o ambiente frenético,
e aquela preocupação de ser uma fada naquele momento, do coração de Duda some.

A Fada dos Amigos esquecidos estava radiante. Pela primeira vez tinha amigas legais.
Depois de tanto brincar fez seus primeiros truques mágicos com a varinha de condão.
Foi com muita alegria que a Fada dos Amigos Esquecidos passou pelo processo de iniciação.

Tudo aconteceu maravilhosamente bem. Maria Eduarda não esquecerá esse dia jamais!
Duda realizara seu antigo sonho desde menina. Ela agora é uma fada de fato e de direito.
Só lhe resta, nesse momento, cumprir aquilo que lhe fora destinado de modo tão perfeito.

CAPÍTULO ONZE – UMA FILHA FADA

Duda nunca fez isso! Deixar a cozinha abandonada, o fogão sem as panelas para fazer comida.
Estranho! Conheço a minha filha! Ela jamais deixou de cumprir quaisquer de suas obrigações!
Eduardo sai pela casa procurando a filha, começando pela cozinha. Maria Eduarda, querida
Onde você está? O que está acontecendo? Por que está agindo assim? Preciso de explicações.

No quarto da filha, Eduardo ouve Duda lhe chamando e só vê duas criaturinhas no toucador.
Ao se aproximar delas, uma das fadas se metamorfoseia em Duda, porém vestida de fada.
Pai, nem você e nem eu estamos malucos. Ouça-me com atenção e entenda-me, por favor!
Tornei-me uma fada, a Fada dos Amigos Esquecidos. Meu lugar agora é a terra encantada.

Para que o pai acreditasse, a filha fez algumas magias. O pai vê tudo com olhar assustador.
Minha filha, o que será de mim?! Há seis meses eu perdi a sua mãe para a fatídica morte,
Agora vem você me dizer que é uma fada, que me abandonará, aumentando a minha dor.
Por Cristo! O que andei fazendo de errado para merecer do Senhor tamanha má sorte.

Pai, devo-lhe obediência! Se disser não, toda esta realidade morre, voltando tudo ao normal.
Quero que o senhor saiba que se assim proceder está despedindo a minha desejada felicidade,
mudando o meu destino, abusando do seu poder de pai e desrespeitando a minha vontade.

Uma vez lhe disse que desejaria ser fada e “os anjos disseram amem” para mim afinal.
Pense direito papai! Se eu fosse um menino encaixaria como uma luva no seu jeito de viver,
mas sou uma menina. O senhor fica muito perdido de como me educar, sem saber o que fazer.

CAPÍTULO DOZE – UMA FILHA OBEDIENTE

Duda, você tem razão. Porém Como respeitar a memória de sua mãe estando sozinho,
deixando a minha filha única entre a sorte num mundo que não é o nosso e não é nem real?
Sem falar no fato de que a amo, como todo pai, quero educá-la e cobri-la de amor e carinho...
Pai, se o mundo encantado não é real, o que estou fazendo aqui em forma de fada afinal?

Pai , senhor pode me tocar. Eu, Sua filha, Fada dos Amigos Esquecidos, posso tocá-lo também.
Se isso não é realidade é o quê? Fantasia? Sonho? Imaginação? Delírio? Miragem? Loucura?
Meu pai dê uma de São Tomé! Toca-me. Olha-me nos olhos! Enxerga a vida que neles tem!
Alguém pode ouvir tocar, ver, alguém e depois afirmar que este alguém seja mentira pura?

Pai, “nada acontece por acaso”. Se quis ser  e sou fada é porque é este o meu destino a seguir.
O senhor sabe qual é o seu destino, pai? Você Já ouviu com bastante atenção sua voz interior?
Sei que sou sua filha, pai, eu o amo muito. Faço tudo para lhe ver feliz. Se caso o senhor vir
que a nossa felicidade é estarmos  juntos, então não há outra saída do que acatar o senhor.

Minha filha, eu não sei se isso me fará feliz ou se estou demonstrando estar muito louco
o que desejo  do fundo da minh’alma  é a sua felicidade por isso vou respeitar sua escolha
terminando de vez com esta conflitante situação entre nós que não chove e não molha.

Eu lhe abençoo, minha amada filha, Fada dos Amigos Esquecidos. Só lhe peço que tampouco
esqueça do seu pai e apareça sempre que ele estiver com saudade de você ou na solidão.
Fique tranquilo que não o abandonarei, pai. Atenderei sempre o chamado do seu coração.
(O FILHO DA POETISA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário