quinta-feira, 10 de setembro de 2009

OS ESTIGMAS DO MAGISTÉRIO

Sou professor!
Não por ser um dom que Deus me deu
e sim por uma escolha profissional.
É do magistério que tiro o meu sustento,
o sustento da minha família
e o sustento da minha vida sócioeconômica.

Sou professor!
A escola não é o meu segundo lar
e nem os alunos são meus filhos ou sobrinhos.
A escola é o meu local de trabalho
onde o alunado é a minha clientela.
É por causa disto que o trato com respeito,
jamais o negarei uma informação
a respeito do conteúdo ministrado
ou deixarei de tirar-lhe alguma dúvida;
por ser minha obrigação fazer isto.

Sou professor!
Muitos me perguntam se eu não trabalho,
se eu dou apenas aulas.
Quem acha que o magistério não é trabalho
não imagina o quanto nos desgastamos
o físico e psicológico dentro de uma sala
de aula para ensinar o conteúdo programado
e a quantidade de provas, exercícios e pesquisas
que levamos para casa para corrigi-los.

Sou professor!
Por acharem que sou missionário
não me pagam aquilo que é justo,
aquilo que condiz com a importância
da minha profissão à sociedade.

Sou professor!
faço o possível para ser
um excelente profissional.
Apesar dos salários baixo,
apesar da falta de profissionais
para digitarem os textos, as provas,
os exercícios, que pretendo aplicar nos alunos.

Sou professor!
Profissional responsável
pela educação de nossos filhos
e daqueles que acreditam que
através dos estudos terão, eles,
um futuro melhor para si
e para o nosso imenso país.
Filho da Poetisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário